O aparecimento das imagens digitais é resultante do processo de desenvolvimento das ciências da informação. As primeiras imagens digitais surgiram na área da astronomia e progressivamente foram-se expandindo para outras áreas, tal como a medicina até que finalmente chegaram ao público em geral.
Curiosidades:
Em 1957, Russel Kirsch, no NBS, criou a primeira imagem digital.
Em 1975, a Kodak lançou a primeira máquina fotográfica digital. Esta máquina tirava apenas fotografias a preto e branco com uma resolução aproximadamente de 100×100 pixeis (0,01 megapixéis), pesava 3,6 quilogramas e demorava 23 segundos a tirar uma única fotografia.
Definição:
Uma imagem digital é uma imagem bidimensional, que emprega um código binário de modo a permitir o seu processamento, transferência, impressão ou reprodução.
Há dois tipos principais de imagem digital:
Imagens de rastreio (raster) e imagens vectoriais.
As imagens raster são imagens formadas por um conjunto de pontos definidos por valores numéricos, no qual cada ponto representa um pixel. A desvantagem deste tipo de imagem é que ao aumentarmos as medidas da imagem em questão, os pontos irão repartir por uma área maior, tornando a imagem mais indefinida. As imagens raster são geralmente imagens fotográficas
As imagens vectoriais são originadas a partir de desenhos (rectas, pontos, curvas, polígonos simples, etc).
A vantagem deste tipo de imagem é que esta pode ser aumentada sem perda de qualidade, ao contrario da raster e o seu tamanho costuma ser menor que as raster. As imagens vectoriais costumam ser usadas para desenhos técnicos de engenharia.
Definição de Pixel
Pixel é elemento mais pequeno que forma uma imagem digital, sendo o conjunto de milhares de pixéis que compõem uma imagem. Geralmente, é concedida uma cor a cada pixel.
O pixel não precisa apresentar forçosamente a forma de um pequeno quadrado.
A palavra pixel pode significar diversas realidades, conforme o contexto em que o termo se encontra inserido.
Por exemplo, o pixel pode:
Ser representado por valores numéricos: Pixéis por polegada, Pixéis por linha, Número de pixéis existentes numa câmara digital, etc.
Ser considerado uma medida (“ A imagem é de 1024×728 pixeis”)
É importante salientar que um megapixel corresponde a um milhão de pixéis.
Cores Digitais
A cor é considerada uma percepção visual provocada pela acção dos feixes de fotões sobre células da nossa retina que transmitem sensações para o nosso sistema nervoso. E todos nós vemos as cores de forma subjectiva.
As cores das imagens digitais são definidas através de diversos modelos de cor.
Os modelos de cor são sistemas usados para organizar e definir cores através de um conjunto de propriedades básicas que são reproduzíveis. Estes foram desenvolvidos de maneira a uniformizar a forma de como as cores são especificadas em formato digital, de modo a produzi-las com rigor em qualquer tipo de hardware.
Modelos de cor:
RGB

O modelo de cores RGB é um sistema de cores aditivo (as cores são formadas adicionando luz a cada uma das cores intervenientes no processo)., inspirado na teoria de visão colorida tricromática e tem como base as cores: vermelho, verde e azul. Este modelo pode produzir até 16,7 milhões de cores. Este é o modelo mais usado e conhecido.
Como funciona?
Uma cor no modelo RGB é formada através da indicação da quantidade de vermelho verde e azul que esta contém.
Cada uma destas três cores pode variar entre o mínimo e o máximo de uma escala de 0 a 255. Quando todas as cores estão no número zero, o resultado é preto. Se todas estão no máximo, o resultado é branco.
Branco – RGB(255,255,255)
Azul – RGB(0,0,255)
Vermelho – RGB(255,0,0)
Verde – RGB(0,255,0)
Amarelo – RGB(255,255,0)
Magenta – RGB(255,0,255)
Ciano – RGB(0,255,255)
Preto – RGB(0,0,0)
CMYK

O modelo CMYK tem como base as cores primárias (azul ciano, magenta, amarelo) e o preto. É usado geralmente em impressoras e fotocopiadoras.Neste modelo cada cor é descrita com uma percentagem (de 0% a 100%), sendo que quanto maior for a percentagem, mais escura a cor será. Este modelo é um modelo subtractivo de cores pois cria cores absorvendo luz.
Razões para que o preto fosse introduzido neste modelo:
O preto produzido pelas cores primárias não ser puro.
O pigmento preto é o mais barato de todos
Usar as três cores primárias para formar o preto faria com que os textos imprimidos demorassem muito tempo a secar
O modelo LAB é um modelo matemático que foi criado em 1931 pela CIE (La Commision Internationale de L’Eclairage) e foi inspirado na forma como o olho humano percepciona as cores . Em 1976, o modelo foi melhorado de forma a garantir cores mais consistentes, independentemente das características do hardware. Este modelo funciona através de um canal de luminosidade e de dois canais de cor (a e b).
fonte: blog anasoares
Mariana Chaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário