Desenho e Pintura
Blog destinado a divulgação dos meus trabalhos (artes plásticas e Tatuagens) além de dicas das mais diversas formas de desenho
e pintura e historia desta arte. Have Fun!! :D
terça-feira, 31 de março de 2015
Desenho
O desenho é uma operação que nos possibilita representar uma imagem tridimensional sobre uma superfície plana, definindo os elementos formais básicos: composição, proporções, efeito de volume, etc. Constitui a base indispensável para qualquer obra no sentido mais tradicional do termo.
Qualquer expressão artística se vale do desenho como meio para entender o projeto inicial. A escultura, a pintura, a arquitetura e, em muitas ocasiões, o cinema, cenografia e a fotografia exploram previamente o modelo a partir de sua concepção em forma de desenho. O desenho é a obra primeira, o primeiro estágio de qualquer obra de arte, a partir do qual se desenvolvem a primeira idéia, as primeiras impressões; é o meio conceitual básico para muitos artistas. Apesar disto, o desenho também tem autonomia, pois se apresenta como excelente meio para reproduzir o mundo que nos rodeia e, na maioria dos casos, surge como obra final.
Assim como qualquer forma de linguagem, o desenho tem uma técnica que se pode aprender. Não se trata de um dom especial que só alguns poucos possuem. Do mesmo modo como a escrita é constituída por letras que formam palavras que, por sua vez, constituem frases, o desenho começa com uma sucessão de pontos que formam linhas, e estas se sobrepõem para criar formas, hachuras, grisês ou manchas.
O segredo de todo desenho está em aprender a observar, analisar realmente o motivo e dominar o desenho prévio, ou seja, o plano, esboço, estágio preliminar a partir do qual se concebe a composição, o enquadramento e as proporções, mais do que na capacidade ou incapacidade de aplicar determinada técnica.
Constrastes e efeitos de volume
A partir do conhecimento dos efeitos de sombreado dos diferentes tipos de cinzento, consegue-se não só a elaboração de planos de localização no quadro, mas também a representação do volume das formas. Ao fazer um desenho de qualquer objeto volumoso, é preciso examiná-lo como um conjunto de manchas de maior ou menor intensidade, de acordo com a incidência de luz sobre as diferentes zonas.
A construção de uma cor:
A caracteristica mais distintiva do desenho com lápis de cor é a sutil mistura óptica que eles permitem. Boa parte do interesse despertado pelo desenho com esse material está na riqueza de intensidades de cada tom, mais do que no brilho e na variedade das cores, e no fato de as cores se combinarem opticamente sobre o próprio papel ao se sombrear. Estas sobreposições devem ser estudadas e deve seguir uma ordem concreta: a cor escura deve sobrepor-se à clara. Isto porque os tons claros sempre têm menos capacidade de cobrir e deixam a cor básica transparecer, condição necessária para obter a cor resultante.
fonte: Blog Desenhe e Pinte
Mariana Chaves
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário